6 de janeiro de 2008

Recuperando o dinheiro do Windows


Encontrei um informação no site AndréNoel muito interessante.

Você pode recuperar seu dinheiro gasto com CD Windows.

Segue a postagem;

"Recebi um e-mail de
um amigo que recebeu o dinheiro do Windows de volta de um computador da Dell que comprou. Segue abaixo o e-mail que ele enviou:

Comprei um computador da dell, chegou ontem. Eu estava interessado em um modelo que suportasse os processadores Core 2 Duo. A idéia era comprar o computador com um Celeron e posteriormente trocar o processador por um Core 2 Duo (ainda está muito caro). O único modelo com preço acessível que encontrei foi o E520. Só tinha um problema, este modelo só é vendido com o Windows (XP ou Vista). É claro, eu não estou interessado no Windows Vista, muito pelo contrário (veja http://badvista.fsf.org/).

Liguei para dell e verifiquei que não existia a possibilidade de comprar este modelo sem o windows. O que fazer? Procurei na internet alguma coisa e encontrei algumas casos de sucesso em relação ao reembolso do valor pago pelo Windows (veja http://www.linuxworld.com.au/index.php/id;1553264574;fp;16;fpid;0). Também procurei sobre venda casada, que na minha opinião é o caso de se vender computador e obrigar o usuário a comprar também o SO, mas as opiniões na rede são divergentes.

O grande lance é que no primeiro boot do sistema é apresentado a licença do Windows e uma frase que diz, resumidamente, o seguinte: Se você não concorda com os termos de licença não use o software, entre em contado com o vendedor e verifique as políticas de reembolso.

Pois bem, recebi meu computador ontem. Hoje cedo liguei para a dell, fiquei apenas 35 minutos no telefone, e adivinhem? Consegui o reembolso do Windows. Sabem quanto? R$ 167,89.

Mas não foi fácil, passei por 3 atendentes. Para encurtar o caso vou contar apenas o desfecho. O atendente disse que como o windows era OEM, ele estava ligado a máquina e que não tinha como cancelar a licença, se eu quisesse devolver o windows deveria devolver o computador também. Por um instante eu concordei, mas em seguida me voltou a idéia da venda casada. Já havia olhado a nota e visto que o computador e o Windows estão discriminado separadamente na nota. Disse muito educado para o atendente: “Estou verificando na nota e percebi que o Windows e o computador estão descriminados separadamente, vou entrar em contato com o PROCON e ver a possibilidade de devolução de apenas um item, afinal de contas, não é permitido a realização de venda casada”. Reposta: “Por favor, aguarde um instante. Vou verificar a possibilidade de cancelar a sua licença”. Depois de uns 3 minutos, o atendente pergunta “Qual chave da sua licença?” ….

Alguém deve vir em casa recolher a etiqueta e o CD de reinstalação!"


Nenhum comentário: